Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Pernas Arqueadas na Criança
PERNAS ARQUEADAS NA CRIANÇA

 

Pernas Arqueadas na Criança

A designação de joelhos varos (pernas arqueadas) traduz-se por uma alteração no alinhamento dos membros inferiores no plano antero-posterior, que se apresentam com uma angulação excessiva destes, com um abaulamento côncavo internamente e estando assim os joelhos afastados entre si, enquanto os tornozelos se mantêm próximos um do outro.

Refira-se no entanto que é normal e fisiológico a presença de joelhos varos e simétricos, com uma angulação entre 10º e 15º na ocasião nascimento, evoluindo progressivamente por volta dos 2,5 anos de idade, para joelhos valgos (angulação normal dos joelhos e no sentido oposto). Habitualmente por volta dos 5 anos é atingido o normal alinhamento dos membros inferiores.

O joelho varo fisiológico enquadra-se pois numa fase do desenvolvimento da criança e corrige espontaneamente com o crescimento.

Podem no entanto existir condições patológicas que originam “ joelho varo “ nas crianças e nestas inclui-se a osteogénese imperfeita, o raquitismo, o osteocondroma, as lesões traumáticas, as displasias ósseas e mais frequentemente, a doença de Blount (ou “ tíbia vara “).

É assim importante definir se a deformidade é uni ou bilateral, qual o seu início e progressão e se existe história de traumatismo do joelho ou de alguma doença associada. Nestas situações habitualmente as crianças não apresentam quaisquer queixas dolorosas.
O exame radiográfico é útil quando existem deformidades severas ou assimétricas e progressivas, ou quando se suspeita de alguma base patológica para a deformidade.

Das condições patológicas que originam joelho varo importa referir, como mais frequente, a doença de Blount, em que existe um desvio progressivo e acentuado da tíbia em varo e com rotação interna, devido a alterações na zona interna da cartilagem de crescimento proximal da tíbia. A deformidade angular é visível logo abaixo do joelho, ao contrário do abaulamento arqueado e uniforme no joelho varo fisiológico. Esta doença é habitualmente considerada em dois estadios, a infantil e a do adolescente.

A doença de Blount infantil é a mais comum, surge entre o ano e os cinco anos, geralmente é bilateral e sendo mais frequente em crianças do sexo feminino. As crianças com excesso de peso e que iniciam a marcha antes do ano de idade, desencadeiam uma sobrecarga ponderal na zona interna do joelho, pelo que parece haver relacionamento deste facto com esta patologia.

A doença de Blount tardia ou do adolescente, depois dos sete anos de idade, é menos grave e geralmente apresenta-se de forma unilateral.

João Corte Real, Dr.