Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Síndrome de Pellegrini-Stieda
SÍNDROME DE PELLEGRINI-STIEDA

 

Este síndroma corresponde à principal complicação resultante da entorse com rotura proximal, do ligamento lateral interno do joelho ( LLI ). É bastante frequente em jovens atletas de futebol, andebol, hóquei e basquetebol.

Provavelmente estará associado a uma imobilização inadequada aquando de uma lesão inicial do LLI.

Trata-se de um processo de cicatrização anormal com o aparecimento de um tecido cicatricial fibrótico peri-ligamentar, associando-se-lhe habitualmente um processo de calcificação ectópica a nível da inserção femural do LLI .

A sintomatologia dominante surge sob a forma de dor e tumefacção, localizadas na face interna do joelho junto ao condilo e que podem persistir durante mais de um mês após a lesão inicial. Esta dor pode condicionar uma limitação com significado da mobilidade do joelho.

A palpação do LLI é consistentemente muito dolorosa.

O Rx mostra sempre uma área de maior ou menor opacificação / calcificação, que pode ser arredondada ou em forma de crescente.

No caso de não ser levado a efeito nenhum protocolo terapêutico, a dor acabará por desaparecer, no entanto aparecerá uma ossificação junto ao condilo interno do fémur que por vezes se pode tornar incomodativa pela interposição mecânica que condiciona.

Alexandre Brandão, Dr.