Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Lesões Tumorais Ósseas do Joelho
LESÕES TUMORAIS ÓSSEAS DO JOELHO

 

LESÕES TUMORAIS ÓSSEAS DO JOELHO

GENÉRICO

O joelho através das extremidades distal do fémur e proximal da tíbia, é sede frequente de lesões tumorais ósseas, quer de índole benigna, quer maligna. A extremidade proximal do peróneo pela sua envolvência, embora rara, de algumas lesões, também se pode considerar como parte desta região anatómica.

A presença nas extremidades ósseas referidas de zonas de osso metafisário ricamente vascularizado, bem como as características anatómicas especificas dessa mesma vascularização, justificam a frequência da “ predilecção “ de algumas lesões tumorais por esta região anatómica.

No entanto não há localizações exclusivas, apesar das lesões tumorais ósseas benignas ou malignas, poderem usufruir das condições referidas para se localizarem a esta região anatómica.

Como se pode ver no quadro anexo adaptado de Madewell et al., qualquer tipo de lesão pode alojar-se na região do joelho (aqui exemplificado pelo fémur distal), havendo alguma “ predilecção “ por parte de algumas lesões pelas regiões epifisárias, metafisárias e diafisárias ( já fora da considerada região anatómica do joelho, mas podendo a partir daí invadi-lo).

Adicionalmente ao expresso para a localização topográfica, importa frisar que e após se ter procedido à sistematização de uma nomenclatura baseada no tipo celular de origem da lesão, foi necessário criar um sistema de estadiamento das lesões tumorais, por forma a que se logre falar, classificar e definir formas de tratamento, que sejam uniformemente aplicadas por todos os centros e pela totalidade daqueles que se dedicam a esta patologia.

Este objectivo foi conseguido pelo sistema de estadiamento de Enneking / MSTS, publicado a primeira vez em 1980 e actualizado em 1983.

Para se conseguir chegar ao diagnóstico destas lesões, é fundamental e decisiva, a utilização do seguinte algoritmo :

A pouca frequência deste tipo de lesões, exige na sua abordagem para o diagnóstico e no seu tratamento e seguimento, o recurso a centros de referência experientes nestas patologias.

José Casanova, Prof. Dr.
Cirurgião ortopédico