Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Sinovite Úrica ou Gotosa do Joelho
SINOVITE ÚRICA OU GOTOSA DO JOELHO

 

A gota, artrite úrica ou sinovite úrica é a designação de um quadro clínico que resulta de uma inflamação ou " irritabilidade " da membrana sinovial das articulações, por depósito nestas, de cristais sólidos de ácido úrico e desencadeada por um aumento do ácido úrico no sangue ou hiperuricémia.

Contudo essa irritação articular e em particular no joelho, não se dá em todas as pessoas que sofrem de hiperuricémia, desconhecendo-se ainda a razão disso.

A sinovite úrica do joelho e do dedo grande do pé, foi descrita pela primeira vez por Hipócrates, no século V antes de Cristo.

É uma doença predominante dos homens de meia idade, poupando mais as mulheres.

A deposição desses cristais na sinovial do joelho, leva habitualmente e de modo súbito, à produção excessiva de líquido sinovial de tipo inflamatório, causando assim inchaço significativo, rubor cutâneo global da face anterior e dor, que normalmente é insuportável. O líquido sinovial tem a característica constante de apresentar semelhança com sumo de limão.

A esta condição clínica e patológica dá-se o nome de sinovite úrica do joelho, que impossibilita a marcha e a mobilização da articulação.

Esta sinovite quando não adequadamente identificada ou quando descurada, leva à deposição intra-articular dos cristais, que é altamente destrutiva para a cartilagem, pelo que episódios repetitivos devem ser a todo o custo evitados.

Para este tipo de doença deve ser estabelecido um protocolo de tratamento, centrado numa dieta que restrinja alimentos e bebidas hiperúricemiantes ( ricos em purinas ), caso das carnes vermelhas, mariscos e carnes jovens. Para além disso  o tratamento  farmacológico a ser desenvolvido para “ toda  a vida “ deverá ser feito com alopurinol, mas unicamente prescrito e controlado pelo médico.

Carlos Pina, Dr.