Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Lesões Agudas do LCP
LESÕES AGUDAS DO LCP

 

O ligamento cruzado posterior (LCP) é uma estrutura resistente, intra-articular e extra-sinovial, bem mais volumosa que a do ligamento cruzado anterior (LCA), que se insere proximalmente na vertente interna e posterior da fossa inter-condiliana do fémur e distalmente na vertente posterior da tíbia, na linha média um pouco abaixo da superfície articular. Constitui o principal elemento na estabilidade do joelho.

As lesões o LCP podem representar entre 5 e 10% das lesões agudas do joelho. São principalmente localizadas ao 1/3 médio e distal. Resultam normalmente de um impacto na face anterior com o joelho flectido ou de mecanismos de hiper-flexão ou hiper-extensão. Por norma o joelho apresenta-se inchado, equimótico e laxo com queda posterior da tíbia.

O teste mais fidedigno para se estabelecer o diagnóstico de rotura do LCP é o da “ gaveta posterior ”.

A ressonância magnética é o exame com maior especificidade para o LCP, que é invariavelmente bem avaliado e identificado nas imagens dos cortes sagitais. Nas lesões agudas do LCP o ligamento aparece alargado, com contornos mal delimitados e com alteração de sinal nas várias ponderações.

Nas lesões por fractura-avulsão da inserção tibial do LCP, a radiologia convencional mostra com detalhe o tamanho do fragmento e a TAC através de cortes transversais ao nível do planalto tibial, permite uma melhor definição e localização do fragmento e sua relação com a área de avulsão.

Para um correcto tratamento das lesões agudas do LCP é necessário diferenciá-las bem.

Marco Lucas, Dr.