Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Quisto de baker
QUISTO DE BAKER

 

Quisto de Baker

A parte posterior do joelho é formada pelas estruturas ligamentares, capsulares e tendinosas que aí passam e localizam e organizadas numa depressão em “ fossa “ o designado cavado poplíteo. Subjacente a estas e já no plano ósseo, localiza-se uma "almofada sinovial" que permite o deslizamento dessas estruturas livres de atrito.

Esta discreta almofada comunica-se directamente através de um fino prolongamento tubular com a bolsa sinovial posterior do joelho, de modo a interpor uma almofada amortecedora entre os ossos que constituem o joelho e os tecidos moles.

Quando por alguma razão patológica localizada na câmara anterior do joelho, é produzida maior quantidade de líquido sinovial, este por tensão e aumento de pressão intra-articular no joelho, passa gradualmente para a “almofada” posterior do joelho, dilatando-a também gradualmente como um fole e assim passando a notar-se nessa zona, especialmente com o joelho em extensão, uma formação tumoral mole e que por vezes é também relativamente dolorosa.

A essa formação dá-se o nome de quisto de Baker.

Quando ela é muito volumosa pode dar origem a dor, dificuldade na extensão do joelho e até comprimir nervos e vasos que cruzam o cavado poplíteo. Normalmente e pelas reduzidas dimensões que apresenta, com bastante frequência é só um achado que surge durante um exame médico, até porque os sintomas são dependentes da dimensão da massa quistica.

Trata-se de processo sem qualquer gravidade. Pode no entanto em situações extremas e descuradas, dar-se a compressão dos vasos e nervos que lhe estão adjacentes e sendo por isso necessário tratamento cirúrgico. Mas normalmente não é frequente que assim aconteça, sendo as principais complicações temporárias a dor e a dificuldade em mobilizar o joelho.

O tratamento do quisto de Baker, depende da evolução do tratamento da causa primária da patologia existente na câmara anterior do joelho e regride o seu volume com a evolução favorável daquela. Só muito excepcionalmente há necessidade de abordagem cirúrgica para o quisto de Baker.

Carlos Pina, Dr.