Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Patela “Bipartida “
PATELA “BIPARTIDA “

 

É uma das causas menos frequentemente responsável pela dor anterior do joelho e muitas vezes o seu diagnóstico é resultante de um achado radiológico fortuito.

Este compromisso normalmente assintomático, apresenta-se com frequência com um envolvimento bilateral.

No entanto o exame clínico e radiográfico de um joelho destes que se apresenta com sintomatologia álgica, revela-nos quase sempre um aumento do diâmetro da patela, por alargamento da mesma, dada a ausência de fusão normalmente de um dos vários núcleos de ossificação, com a consequente presença parcial da cartilagem de crescimento.

Aqui a mobilidade parcial existente ao longo da cartilagem de crescimento residual, é a causa da dor referida pelo doente e despertada também pela palpação e com localização entre a junção do corpo da patela e o fragmento restante, habitualmente de localização externa. Esta instabilidade com frequência é desencadeada por um moderado traumatismo directo sobre a patela.

Nestes casos é importante estabelecer-se o diagnóstico diferencial com as fracturas da patela.

Na maioria dos casos de patela bipartida sintomática o tratamento é de carácter conservador.

Só quando as queixas são persistentes e refractárias a uma orientação conservadora, pode ser necessário levar a efeito a exérese do fragmento patelar instável.


Edgar Rebelo, Dr.