Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Dor Anterior do Joelho do Adolescente
DOR ANTERIOR DO JOELHO DO ADOLESCENTE

 

A dor ou desconforto na face anterior do joelho na adolescência é uma causa frequente de procura do médico ortopedista. Várias patologias podem estar implicadas na sua origem, sendo que na maioria dos casos nenhuma etiologia clara é encontrada.

Quando todas as patologias macroscópicas são excluídas pode-se estabelecer o diagnóstico de dor anterior do joelho idiopática (causa dos sintomas desconhecida).

Problemas de sobrecarga

As lesões musculo-esqueléticas de sobreuso são muito frequentes. Surgem quando o adolescente não está preparado para as exigências a que é sujeito pelos treinadores, pais e até pelos próprios atletas.

A abordagem comum para o diagnóstico e tratamento das lesões de sobreuso, inclui a identificação dos factores precipitantes (o abuso da carga de treino é o mais comum), a modificação desses factores, o controlo sintomático que permita uma reabilitação funcional progressiva com retorno aos níveis de actividade completos e um programa de manutenção, de modo a evitar recidivas ou novas lesões.

Dor anterior do joelho idiopática

Se uma criança ou adolescente apresenta queixas de dor anterior do joelho esta considera-se idiopática até que uma etiologia satisfatória seja estabelecida. Todos os esforços devem ser feitos para excluir causas específicas que provoquem os sintomas, tais como alterações intra-articulares, instabilidade patelar, sobreuso, mau alinhamento mecânico, dor referida (muitas vezes a causa de dor no joelho está relacionada com patologia da anca), tumores benignos ou malignos e infecção.

Os doentes referem dor generalizada, sem localização específica, sendo por vezes referido um pseudobloqueio. As queixas são geralmente bilaterais, variando a intensidade de joelho para joelho.

O tratamento é sintomático, sendo a participação em actividades físicas moderadamente encorajada. Um factor fundamental no acompanhamento destes doentes é assegurar ao adolescente e pais que os sintomas são benignos e auto-limitados.

Doença de Osgood-Schlatter

É uma patologia comum que surge habitualmente na pré-adolescência ou início da adolescência, embora possa surgir mais tarde nos rapazes. Afecta mais frequentemente o sexo masculino e pode ser bilateral em 20 a 30% dos casos.

A doença é resultado de forças de tracção repetitivas na zona imatura de inserção tibial do ligamento patelar. Estas forças podem causar pequenas lesões por avulsão seguidas de uma tentativa de reparação óssea.

O início dos sintomas surge durante uma fase rápida de crescimento, com dor e tumefacção na tuberosidade anterior da tíbia. As queixas são intermitentes e agravadas pela actividade física, especialmente as que envolvem o ajoelhar, o agachamento e o salto repetitivo. A doença é autolimitada (1 a 2 anos) e tem evolução benigna.

A radiografia do joelho é essencial para a avaliação, particularmente para excluir outras causas de dor, nomeadamente tumorais ou traumáticas. Pode mostrar um aumento de volume da tuberosidade tibial e por vezes um aspecto fragmentado com arrancamentos ou calcificações heterópicas.

Doença de Sinding-Larsen-Johansson

É uma causa menos frequente de desconforto anterior do joelho. É semelhante em muitos aspectos à Doença de Osgood-Schlatter sendo causada por forças de tracção repetitivas do tendão patelar no pólo distal da patela.

É mais frequente em rapazes na pré-adolescência sendo as queixas relacionadas com a actividade física.

O exame clínico revela dor e defesa local de significado na palpação no pólo distal da patela.

A radiografia pode mostrar calcificações ou ossificações na junção entre o tendão e a patela, devendo ser feito o diagnóstico diferencial com fractura/avulsão patelar.

Os sintomas desaparecem normalmente depois de 12 a 18 meses com o avanço do processo de ossificação da patela.

Patela multipartida

É uma das causas menos frequentes de dor anterior do joelho, sendo muitas vezes resultante o seu diagnóstico, de um achado radiológico acidental.

No entanto o exame clínico de um joelho destes com sintomatologia álgica, revela-nos quase sempre um aumento do diâmetro da patela, por alargamento da mesma, dada a ausência de fusão normalmente de um dos vários núcleos de ossificação. Aqui a mobilidade residual existente ao longo da cartilagem de crescimento, é a causa da dor local à palpação entre a junção do corpo da patela e o fragmento restante.

Nestes casos é importante estabelecer-se o diagnóstico diferencial com as fracturas da patela.


Edgar Rebelo, Dr.