Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Doença de Sinding - Larsen - Johansson
DOENÇA DE SINDING - LARSEN - JOHANSSON

 

É uma causa pouco frequente de desconforto ou mesmo de dor anterior do joelho.

Trata-se de uma osteocondrite de tracção, localizada ao polo distal da patela, que surge em crianças geralmente entre os 10 e os 15 anos, como resultado da tensão excessiva e repetida do tendão patelar sobre a patela.

É mais frequente em rapazes na pré-adolescência sendo as queixas relacionadas com a actividade física.

É sobretudo mais frequente em actividades desportivas de maior solicitação sobre o aparelho extensor.

Esta lesão pode ser considerada secundária a uma fractura de tipo avulsão parcial a nível da junção entre o tendão patelar e o polo distal da patela, na sequência de micro e ou macro traumatismos repetidos.

Durante o processo de ossificação do polo da patela, há um período de maior fragilidade local, com uma diminuição da resistência às forças de tensão, dando origem nestas situações à fragmentação óssea a este nível.

Dor na região distal da rótula é o sintoma mais comum. Pode apresentar-se edema ( inchaço ) local e limitação funcional devido à dor.

A avaliação clinica revela dor e defesa local por vezes com significado, com a palpação no pólo distal da patela.

O exame radiográfico pode mostrar calcificações ou ossificações na junção entre o tendão e a patela, devendo ser feito o diagnóstico diferencial com a fractura por avulsão do polo patelar.

O suporte desta situação faz-se com a retirada imediata das actividades que provoquem a dor e com crioterapia local por períodos de 10 minutos em cada hora diurna,  até ao desaparecimento das queixas álgicas Estas são as indicações principais para o tratamento. É também recomendado o desenvolvimento de exercícios de alongamento para o quadricipete. As joelheiras com ou sem abertura patelar estão formalmente contra-indicadas.

A actividade física só deve ser retomada após recuperado o joelho. Um inicio precoce pode custar um agravamento ou mesmo instalação de dor crónica.

Para a prevenção o mais importante é limitar a actividade física assim que surge a dor na região distal da patela. O aquecimento ligeiro prévio à actividade e o alongamento do quadricipete no final, também são medidas que revelam ter resultado neste sentido.

Nos processos refractários ou mais complexos, as queixas álgicas desaparecem normalmente depois de 12 a 18 meses e com o avanço do processo de ossificação da patela.


Pedro Serrano, Dr.