Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > A Patologia Geral e a do Desporto > Diagnóstico da Instabilidade Rotuliana
DIAGNÓSTICO DA INSTABILIDADE ROTULIANA

 

Luxação bilateral das rótulas

O exame clínico minucioso é mais importante que qualquer exame complementar para um correcto diagnóstico e uma adequada conduta terapêutica.

A análise da marcha é sempre um dos pontos de maior importância na inspecção dinâmica. Inicialmente avaliar a marcha do indivíduo, se é normal ou apresenta alterações do alinhamento do membro com o apoio, claudicações ou assimetrias.

O exame do joelho deve ser sempre dinâmico pois é nessa situação que as instabilidades se manifestam. Uma boa maneira de o avaliar, é a partir da posição sentada com o joelho flectido a 90º e solicitando ao paciente que realize a extensão do mesmo contra uma resistência manual e no decurso observando a trajectória da rótula sobre o fémur, que e num joelho normal, apresenta apenas ligeira tendência a lateralização externa já só no final da extensão. Caso este movimento de lateralização seja excessivo ou reproduza os sintomas, em particular a dor, deve ser considerada a hipótese de se tratar de instabilidade.

O teste semiológico mais importante é o “ teste de Smille (apreensão) ”. Neste força-se a rotula lateralmente associando a esse gesto a flexão rápida do joelho. O paciente tem a sensação de que a rotula irá deslocar-se lateralmente e tenta contrariar o movimento, com consequente defesa local.

Radiografias simples em posições adequadas são suficientes para que possamos enquadrar as situações clínicas. As incidências necessárias são a antero-posterior e a de perfil, o perfil com 30 graus de flexão e a axial da rótula com 30 graus de flexão. Com esses exames podemos avaliar a altura da rótula, o tipo de rótula, o ângulo troclear, o tipo de tróclea, a báscula da rótula e as alterações degenerativas. A Tomografia computorizada (TAC) fornece dados mais adequados que a radiologia convencional, pelo que muitas vezes há necessidade da sua efectivação para esclarecimento adicional.


Marco Lucas, Dr.